Chakras e Reiki Essencial


Chakras

Chakras são canais dentro do corpo humano (nadis) por onde circula a energia vital (prana) que nutre órgãos e sistemas. A palavra chakra vem do sânscrito e significa "roda", "disco", "centro" ou "plexo". Nesta forma eles são percebidos por videntes como vórtices (redemoinhos) de energia vital, espirais girando em alta velocidade, vibrando em pontos vitais de nosso corpo. Os chakras são pontos de interseção entre vários planos e através deles nosso corpo etérico se manifesta mais intensamente no corpo físico. 
Imagine que os chacras são uma lâmpada com uma tomada do lado. Existem várias rotas diferentes e independentes por onde circula esta energia. Os chakras são os pontos onde essas rotas energéticas estão mais próximos da superfície do corpo, sistema. Existem muitos canais e uma grande divergência quanto ao número exato. Algumas linhas afirmam existir 32, outra 114 e ainda 88.000 - sendo assentes todos que os principais são sete. Os chacras são também chamados de Centro de Força. Os Vedas (5.000 a.C.) contêm os mais antigos registros sobre chakras de que se tem notícia. Quando foram escritos, o Yoga já sistematizava o conhecimento e o trabalho energético dos chakras.
São sete os principais chakras, dispostos desde a base da coluna vertebral até o alto da cabeça e cada um corresponde a uma das sete principais glândulas do corpo humano. Cada um destes chakras está em estreita correspondência com certas funções físicas, mentais, vitais ou espirituais. Num corpo saudável, todos esses vórtices giram a uma grande velocidade, permitindo que a "prana", flua para cima por intermédio do sistema endócrino. Mas se um desses centros começa a diminuir a velocidade de rotação, o fluxo de energia fica inibido ou bloqueado - e disso resulta o envelhecimento ou a doença.
Os chakras são conectados entre si por uma espécie de tubo etérico (Nadi) principal chamado "Sushumna", ao longo do eixo central do corpo humano, por onde dois outros canais alternados "Ida" que sai da base da espinha dorsal à esquerda de Sushumna e "Pingala" à direita (na mulher estão invertidas estas posições ). 
Os Nadis conduzem e regulam o "Prana" (energias yin e yang) em espirais concêntricas. Estes Nadis são os principais, entre milhares, que percorrem todo o corpo em todas as direções, linhas meridianos e pontos. Para os hindus os Nadis são sagrados, é por meio da "Sushumna" que o yogi deixa o seu corpo físico, entra em contato com os planos superiores e traz para o seu cérebro físico a memória de suas experiências.
Nosso corpo físico tem uma ligação sutil com o mundo astral. É através do desequilíbrio desta energia vital que as pessoas adoecem e acabam obstruindo esta ligação com o Divino. Daí, a relação entre as doenças e as crises emocionais. É muito comum ver pessoas que acabam somatizando e transformando energias negativas, depressão, raiva, solidão, em doenças físicas, como cânceres e outras mais graves. Nosso corpo físico tem pontos, que quando ativados, fazem fluir a energia vital, nos trazendo alegria e, principalmente, saúde. É através dos nadis (meridianos) - caminhos invisíveis dentro do nosso organismo - que a energia vital caminha por todo o nosso corpo e chega aos chacras, em pontos que concentram vibrações mais específicas.

1º Chakra - Raíz
ENRAIZAMENTO

Segurança. Este Chakra, também conhecido como básico, está situado na base da coluna e encontra-se associado às glândulas supra-renais. Também está relacionados com a parte inferior do corpo, os pés, o ancoramento e os instintos físicos. É através dele que plantamos os nossos pés no chão e nos relacionamos com o mundo físico. É responsável pela absorção de energia da terra (energia telúrica, geoenergia, kundalini). Não é aconselhado, por muitos autores, o desenvolvimento deste Chakra.

Nome Sânscrito: MULADHARA ("Base e raiz"; "Suporte”, nmula, que significa raiz, e adhara, base.)
Localização: Base da Espinha. Região do períneo, entre o ânus e os órgãos genitais.
Cor: Vermelho.Glândulas: Supra-renais.Elemento: Terra.Zodíaco: Carneiro, Marte, Touro e Escorpião.

Funções: Traz vitalidade para o corpo físico. Sobrevivência. Disfunções: Fraqueza, doenças ósseas ou hemorróidas; dificuldade para lidar com a raiva e frustração.Cristais: Obsidiana, Quartzo Fumê, Rubi e Turmalina Preta.

Qualidades Positivas: Coragem, Estabilidade. Individualidade, Paciência, Saúde, Sucesso e Segurança. Qualidades Negativas: Insegurança, Raiva, Tensão e Violência. Temas: Associado à  vitalidade e à nossa ligação com a terra, ele rege as funções do intestino grosso, os ossos, as pernas, pés e tudo o que nos mantém firmes no chão. A habilidade (ou incapacidade) de gerir o plano material, como cuidar do corpo, ganhar dinheiro e dar forma aos projetos, tem a ver com esse centro, que influencia a vida sexual na sua vertente mais instintiva.

Para Refletir: O que te pode estruturar ou desestruturar?


2º Chakra - Sexual  
SENSUALIDADE

O Chakra do hara ou sexual situa-se na região do baixo ventre e trabalha com a energia sexual e a criatividade. Associa-se às gônadas (Homem: testículos; Mulher: ovários). Está ligado também à produção da adrenalina e ao amor do homem pela Terra e pela Natureza. Tudo o que criamos na nossa mente é ativado para se manifestar através deste centro de energia. Fisicamente rege os órgãos sexuais. Desenvolvido, estimula o funcionamento dos outros Chakras.  

Nome Sânscrito: SWADHISTANA ("Morada do Prazer")Localização: Abaixo do umbigo. Região do baixo-ventre.
Cor: Laranja. Glândulas: Ovários e testículos.
Funções: Força e vitalidade física.Prazer, procriação, criatividade.Disfunções: Dependência emocional, luxúria, frigidez, bloqueio criativo, problemas nos rins, nos sistemas reprodutor e circulatório.

Qualidades Positivas: Assimilação de novas idéias, Dar e Receber, Desejo, Emoções, Mudanças, Prazer, Saúde e Tolerância.

Qualidades Negativas: Confusão, Ciúme, Impotência, Problemas da bexiga e Problemas Sexuais.Temas: A polaridade amor e ódio, os sentimentos de vergonha e culpa, as fantasias sexuais e as dores emocionais profundas (ligadas à maternidade e às traições) são questões desse Chakra, que governa os líquidos corporais, como o sangue, a menstruação, o esperma e as lágrimas. Tanto o prazer do orgasmo quanto o risco de confundir-se com o parceiro mexem com a energia desse centro, bem como a saúde dos órgãos envolvidos na concepção.

Para Refletir: Descubra a relação entre sexualidade e espiritualidade.


3º Chakra - Umbilical
PODER

Este Chakra localiza-se na zona da barriga, controlando toda a região do plexo solar. Está associado ao pâncreas. Controla toda a nossa energia emocional e é fortemente ligado ao Ego individual. Fisicamente rege o aparelho digestivo. Não é por coincidência que problemas emocionais causam sempre problemas digestivos. A emoção e a digestão estão intimamente ligadas. Desenvolvido, facilita a percepção das energias ambientais.   

Nome Sânscrito: MANIPURA ("Cidade das Jóias",gema ou jóia reluzente).
Localização: Zona da barriga.Acima do umbigo, na região do estômago.
Cor: Amarelo-ouro.
Glândula:  Pâncreas. Elemento: Fogo.
Zodíaco: Leão, Sagitário e Virgem.

Qualidades Positivas: Auto controle, Autoridade, Energia, Humor, Imortalidade, Poder pessoal e Transformação.

Qualidades Negativas: Medo, Ódio, Problemas digestivos e Raiva.Quando está bloqueado, causa enjôo, medo ou irritação.

Temas: As questões de carisma e autoridade são o desafio desse ponto, ligado ao metabolismo dos alimentos e das emoções. Despertar a consciência para as emoções envolvidas nos jogos de poder (como a fúria ou o medo da perda) é a chave para transmutá-las. 

Para Refletir: Identifique os aspectos luminosos e sombrios no teu modo de exercer o poder.


4º Chakra - Cardíaco 
COMPAIXÃO

Localiza-se bem no centro do peito, entre os mamilos. É associado ao timo e é nele que se concentra a energia do Amor Incondicional, a  nossa fonte vital. É responsável também pela saúde e vitalidade do corpo físico, o coração e os pulmões. Desenvolvido, cria um canal de amor que pode ser utilizado para o trabalho assistencial.

Nome Sânscrito: ANAHATA ("Invicto"; "Inviolado", intocado ou inaudível.)
Localização: Coração. Centro do peito.  
Cor: Verde (cura e energia vital); Rosa (Amor). 
Glândula: Timo.

Funções: Energiza o sangue e o corpo físico.Estimular a imunidade e o bom funcionamento do coração e dos pulmões, desenvolver a capacidade de amar, perdoar e sentir compaixão.  
Disfunções: Problemas respiratórios e cardíacos, medos ou ilusões a respeito do amor.
Qualidades Positivas: Amor incondicional, Compaixão, Equilíbrio, Harmonia e Paz.  


5º Chakra - Chakra Laríngeo
CRIATIVIDADE

O quinto Chakra situa-se na região da garganta e associa-se à glândula tiróide (e para-tiróides) que, por sua vez, está ligada ao metabolismo do corpo. Este centro energético é responsável pela verbalização, pela comunicação da nossa verdade interior e pela respiração. Fisicamente rege a garganta, a laringe, a boca e o nariz. É através deste Chakra que purificamos as nossas energias. Serve também de bloqueio para que as energias emocionais não cheguem ao Chakra coronário. 

Nome Sânscrito: VISHUDDA ("O purificador") Vishuddha, que significa purificar.
Localização: Região da garganta. Cor:Azul claro. Glândula: Tireóide.

Funções: Som, vibração, comunicação. Desenvolver a comunicação autêntica, a criatividade e a intuição, estimular a saúde na região do pescoço e ombros. 

Disfunções: Bloqueios na faculdade de percepção e expressão, distúrbios ligados à garganta e tireóide.
Cristais: Aquamarina, Lápis Lazuli, Sodalita, Turqueza e Topazio azul.

Qualidades Positivas: Comunicação, Criatividade, Conhecimento, Honestidade, Integração, Lealdade e Paz.
Qualidades Negativas: Depressão, Ignorância e Problemas na comunicação.

Para Refletir: Palavras podem ferir ou curar, criando guerra ou paz nas relações pessoais e mundiais. 


6º Chakra Frontal
COMPREENSÃO 

Está localizado na testa, entre as sobrancelhas, e é também conhecido como terceiro olho ou terceira visão. Associa-se também à glândula pituitária (hipófise) e é responsável pela nossa concentração, memória, imaginação e visualizações. Desenvolvido, facilita a clarividência e a intuição. 

Nome Sânscrito: AJNÃ ("O Centro de comando" Ajna, significa saber, perceber)
Cor: Azul índigo.Glândula:  Hipófise ou Pituitária.

Disfunções: Dores de cabeça, problemas de visão, incompreensão.
Qualidades Positivas: Concentração, Devoção, Intuição, Imaginação, Realização da alma e Sabedoria.
Qualidades Negativas: Dores de cabeça, Falta de concentração, Medo, Problema nos olhos (visão), Pesadelos e Tensão, Incompreensão. No dia-a-dia, esse Chakra nos confere clareza, discernimento e concentração, mas é possível ir além: os dons da vidência e da telepatia correspondem a esse centro, conhecido como o "terceiro olho". Só os grandes sábios conseguiram chegar aos estágios mais elevados desse plano, compreendendo a profunda ligação entre todos os seres. Quando isso não ocorre, mesmo os visionários correm o risco da arrogância e do mau uso dos talentos.

Para Refletir: Procure conectar visão e intuição para enxergar além da superfície e compreender melhor o que vê. 


7º Chakra - Coronário
INTUIÇÃO

Situa-se no topo da cabeça, Está  diretamente ligado à espiritualidade, ao contacto com o Eu Superior, canalização e meditação. Fisicamente, rege a nossa cabeça e o sistema nervoso central. É através do Chakra da coroa que entram no nosso corpo as energias de transmutação, purificação e espiritualidade.  

Nome Sânscrito: SAHASHARA ("O Lótus das mil pétalas")
Cor: Violeta e Branco.
Glândula: Pineal. Sistema endócrino,
Zodíaco: Capricórnio e Peixes.

Qualidades Positivas: Percepção além do tempo e do espaço. Abre a consciência para o infinito.
Qualidades Negativas: Alienação, Distúrbios Mentais, Confusão, Depressão e Falta de Inspiração.

Temas: A circulação da energia nesse centro influencia a saúde em geral, pois ele rege o cérebro, as faculdades cognitivas e a memória.  Do ponto de vista espiritual, é o estágio da iluminação e da santidade.  Para nós, que buscamos a luz, distantes do nirvana, esse Chakra aponta para a necessidade de aprendizado e de respeito ao mistério.


Reiki

O que é ?
Reiki significa energia de luz ou energia universal, a energia que faz parte de tudo no Universo. Consiste em dois caracteres japoneses (kanjis): -Rei, significa Energia Universal, -Ki, significa Energia Vital Individual. O acesso à energia Rei permite assim equilibrar e harmonizar o Ki.
Qualquer um pode usufruir desse tipo de cura holística, impor as mãos sobre si mesmo ou sobre outra pessoa é abrir o fluxo de energia Reíki, que flui pelo corpo do terapeuta ou agente de cura e passa para quem a recebe, seja pessoa, animal ou vegetal.

Como actua ?
Uma vez que a pessoa seja sintonizada por um Mestre de Reiki, fica apta a captar ou canalizar a Energia Vital para o seu próprio bem ou de outros seres, quer sejam pessoas animais plantas,etc.
A Mente, o Corpo e as Emoções da pessoa entram em sintonia com a energia do Reiki e abrem-se a uma cura completa e irreversível.

Alguns benefícios do Reiki
  • Relaxamento profundo
  • Eliminação de bloqueios
  • Desintoxicação
  • Aumento da Frequência Vibratória
  • Equilíbrio do ser
  • Complementa tratamentos médicos
  • Ajuda a tratar depressões e angústias
  • Remove o stress
  • Alivia as dores
Reiki é vida, é energia, é cura, é compreensão, é sabedoria. Reiki é tudo o que sabemos que somos mas não temos força para o ser e viver. O Reiki dá-nos essa força e ensina-nos a dá-la aos outros. 

O Reiki traz harmonia ao lado energético, curando verdadeiramente a mente e o corpo, e proporcionando também mudanças a nível emocional.

Entrar no mundo do Reiki, é começar a viver uma aventura apaixonante de constantes auto-descobertas, sensações, sentimentos, mudanças positivas, uma conquista do bem estar.
A Energia Ki é um tipo de energia de vida que o corpo de qualquer ser vivo produz, estando o seu estado de saúde dependente do maior ou menor grau de harmonia e fluidez dessa energia.

Estados de desarmonia física, mental, ou emocional levam a que a passagem da Energia Ki seja obstruída em determinados locais do nosso corpo, e então, os reflexos a nível físico dão-se sob a forma daquilo que normalmente designamos de doenças.

Quando a Energia Ki deixa o organismo, a vida cessa.

O equilíbrio da nossa Energia Ki é assim essencial para que o organismo tenha um funcionamento perfeito pois está constantemente a ser desequilibrado com angústias, depressões, pensamentos e atitudes negativas, alimentação incorrecta, preocupações excessivas, falta de autoconfiança, de amor próprio, entre muitos outros factores.

A nossa energia Ki desgastada pode então ser harmonizada através da energia Rei, através do REIKI, promovendo o equilíbrio, o aperfeiçoamento e a melhoria da qualidade de vida em todos os níveis.


"Quando o discípulo está pronto o mestre surge"
Quando realmente necessitamos de algo e nos dedicamos, persistimos em nossa busca, o Cosmos conspira ao nosso favor - tantas coisas maravilhosas se têm manifestado em minha vida...
Entrem neste universo maravilhoso e desfrutem das sensações maravilhosas, das novas descobertas e novas etapas que iram surgir na nossa vida... Compreendem e aceitem todo o amor e a compaixão no coração de todos os seres e aceitem de que somos todos um só estamos todos interligados energéticamente!

5 Princípios do Reiki

Só por hoje
Sou calmo
Me despreocupo
Sou grato
Vivo e trabalho honestamente
Amo Incondicionalmente todos os seres e todas as formas.

Em Japonês:

“Kyo dake wa
Ikaru na
Shinpai suna
Kansha shite
Gyo wo hage me
Hito ni shinsetsu ni”

Marcação de terapias
Sessões de Reiki Presenciais;  
Ao domicilio;
Sessões a crianças;
Sessões de Reiki à distancia...

Para Marcação basta só entrar em contacto por e-mail :)
Anixa@netcabo.pt

1 comentário: